Você sabe o que é a Higiene Ocupacional e para que ela serve?

12 de junho de 2019

Por Ramonn Fernandes

Quando ouvimos a as palavras ‘’Higiene Ocupacional’’, é comum associarmos à limpeza e assepsia no ambiente de trabalho. Porém, esta definição vai muito além disso, sendo diretamente relacionada a segurança do trabalho do que de asseio do espaço laboral.

Na realidade, a Higiene Ocupacional tem como principal finalidade garantir a boa saúde e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

 

Mais afinal, o que é a Higiene Ocupacional?

Segundo definição da Occupational Safety and Health Administration – OSHA, é a ciência da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das condições de trabalho que podem causar lesão nos trabalhadores ou doença. Higienistas industriais usam monitoramento ambiental e métodos analíticos para detectar o grau de exposição dos trabalhadores e empregam engenharia, controle de prática profissional e outros métodos para conter riscos potenciais à saúde.

Antecipação: identificamos os possíveis riscos, visando a eliminação e/ou neutralização do risco.

Reconhecimento: levantamos os agentes físicos, químicos, biológicos e/ou ergonômicos presentes no ambiente durante as operações e processos de produção.

Avaliação: fase de avaliar e dimensionar a gravidade da exposição do trabalhador e o que ela pode gerar para a saúde dele. Nesta etapa utilizamos os resultados das avaliações quantitativas realizadas para obtermos as informações que nos auxiliarão a definir as prioridades de monitoramento e controle. Antes, estabelecemos as estratégias de amostragem para avaliar os agentes ambientais de forma quantitativa. Esta etapa tem como objetivo determinar o nível de exposição ao qual o empregado ao qual empregado fica exposto e assim tomar as devidas medidas de controle.

Controle: Na última etapa, iremos selecionar os meios, medidas e ações necessárias para eliminar, neutralizar ou reduzir a um nível aceitável, os riscos ambientais, com intuito de atenuar seus efeitos a valores adequados para preservação do bem-estar, saúde e conforto do empregado.

APR-HO

Uma ferramenta pouco conhecida para esse estudo, é a Análise Preliminar de Risco para Higiene Ocupacional (APR-HO). É um documento informativo, no qual caracterizamos os riscos e reconhecemos a exposição do trabalhador na empresa. Esta ferramenta é preenchida através de informações colhidas em campo, após acompanhamento e observação das atividades exercidas no ambiente laboral.

Após coleta de dados em campo, é feita a divisão por Grupos Homogêneos de Exposição (GHE). A APR- HO é fundamental na eficácia das medidas que serão aplicadas para controle dos riscos. Sempre que houver alterações nos processos ou ambientes de trabalho, o documento deve ser revisado e atualizado, para manter sempre as características do ambiente de trabalho.

Os estudos desenvolvidos através da Higiene Ocupacional, podem trazer grandes benefícios para saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, como também economia financeira quando bem aplicados.

Quer saber mais sobre nossos trabalhos em Higiene Ocupacional? Entre em contato com nossa equipe técnica, teremos grande satisfação em atende-lo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *