15 de Janeiro de 2020
Por Thiago Rezende
O inventário florestal é um documento que visa auxiliar na medição e controle de áreas florestais. As informações contidas nele vão depender da necessidade a ser atendida.
A necessidade de se conhecer o estoque de madeira e a estrutura das florestas com maior precisão é de fundamental importância para escolha de critérios que melhor definem quais espécies podem ser manejadas ou quais florestas têm potencial para produção ou conservação.
Hush et al. (1993) define inventário florestal como um procedimento para obter informações sobre quantidade e qualidade dos recursos florestais e de muitas características sobre as quais as árvores estão crescendo
Empresas florestais e órgãos públicos ligados ao meio ambiente utilizam o documento de inventário florestal com o intuito de mensurar o volume e controlar espécies e áreas de florestas, sejam elas nativas ou plantadas.
Existem vários tipos de inventários que podem ser elaborados, de acordo com os objetivos pretendidos como a abrangência, obtenção de dados e detalhamento dos resultados. Neste documento se encontram informações como, estimativa da área e volume de lenha/madeira, descrição dos acessos, facilidade de transporte da madeira, estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais e estimativa de crescimento se for realizado mais de uma vez em determinada floresta, entre outros.
O inventário florestal é muito importante principalmente para quem lida com processos de plantio de árvores de reflorestamento para venda de madeira e/ou produção de produtos e subprodutos da flora.
Você que possui uma floresta, já sabe o volume de madeira que está disponível? Quer saber o valor desta floresta?
A CSC Geologia & Engenharia têm uma equipe preparada para realizar o inventário florestal para a sua floresta.