Novidades do Plano Safra 2019/2020

10 de Julho de 2019

Por Lucas Moreira

Na terça feira dia 18/06/2019, o governo lançou o plano safra 2019/2020 com o objetivo de fortalecimento da economia agropecuária brasileira. O mesmo contempla um valor de R$ 225,59 bilhões, distribuídos para custeios, investimentos, industrialização, comercialização, seguro rural. Os juros vão de 3 a 4,6% ao ano para os agricultores familiares. Para os demais, os juros vão de 6 a 10,5% ao ano, variando de acordo com a atividade financiada.

O plano apresenta algumas novidades como: construção e reforma de moradias para pequenos produtores, um aplicativo chamado ZARK que permite ao produtor informações sobre risco climático e a melhor a época de plantio por zoneamento.

O que pode ser financiado: alimentos básicos como arroz, feijão, mandioca, trigo, leite, frutas e hortaliças. Além disso, recursos para recuperação de áreas degradadas, cultivos protegidos, armazenamento, tanques de resfriamento de leite, energia renovável, caprinocultura, suinocultura, avicultura, bovinocultura de corte, psicultura, agronegócio.

Os programas contemplados pelo plano safra são os seguintes: Moderfrota, Moderagro, Moderinfra, ABC, PCa, Inovagro, Prodecoop, Pronaf, Pronamp, Fundos Constitucionais, Bancos cooperativos, BNDES – Procap-Agro, BNDES – Prorenova, BNDES – Agro, BB – Investe Agro, Juros livres, sendo cada programa destinado a uma atividade específica, com taxas de juros e prazos diferentes.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA DENTRO DO PLANO SAFRA 2019/2020

Tem como objetivo planejar, coordenar e executar políticas públicas que visem aperfeiçoar a capacidade produtiva e econômica, assim como, a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais, através de capacitação em gestão, cooperativismo e associativismo e boas práticas de manejo sustentável. Visa ainda inserir o produtor no mercado interno e externo e aumentar a capacidade de comercialização de seus produtos, destacando as vantagens de atuar coletivamente acessando mercados que isoladamente seria mais complicado e agregando valor à produção dos cooperados, e consequentemente, incrementando a renda familiar.

A CSC Geologia e Engenharia sediada em Sete Lagoas, com a filial em Santana de Pirapama, possui um corpo técnico de engenheiros e técnicos capazes de prestarem assessoramento tanto aos agricultores familiares quanto aos demais produtores, em ações de elaborações de projetos bancários quanto nas modalidades de licenciamentos e outorgas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *