Por Ricardo Pires
CHEGOU A HORA!! Foi dada a largada para o “Maior desafio do eSocial”: Os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Muitos profissionais terão que deixar a GESTÃO PASSIVA (“Programas de Gaveta”) para PROGRAMAS VIVOS (Gestão Ativa), pois, desde o dia 18 de março de 2019 o ambiente de testes do eSocial já pode receber os eventos de SST, porém este será processado apenas no ambiente de produção restrita (não produzindo efeito jurídico). “Ah então ainda tenho muito tempo”. Será mesmo?
O faseamento do eSocial obriga o envio dos eventos de SST a partir de Julho de 2019 para empresas do Grupo 01 (empresa com faturamento anual acima de 78 milhões), e em seguida os demais grupos: Grupo 02 – Janeiro de 2020 (empresa com faturamento anual abaixo de 78 milhões), Grupo 03 – Julho de 2020 (empregador pessoa física, optante pelo simples, produtor rural e entidades sem fins lucrativos) e Grupo 04 – Janeiro de 2021(órgãos públicos e organizações internacionais).
Como podem perceber, o governo vem fazendo a sua parte. Levando em consideração tempo necessário para: diagnosticar as fragilidades das empresas, sanear os problemas, iniciar e validar os primeiros testes junto aos softwares de gestão, seria necessário no mínimo de 6 a 12 meses para adequação, tendo em vista empresas que não ainda não iniciaram processo de implantação.
Além dos eventos de SST, aspectos importantes também devem ser levados em consideração como: admissão, demissão, licenças e afastamentos, devendo todos estes estarem integrados, criando um Gerenciamento de Mudança Ativo.
Não perca tempo, largue à frente, a CSC Geologia e Engenharia está de prontidão para ajudar sua empresa com essa transição.