Como Economizar em Uma Obra: 5 Dicas para reduzir os custos e aumentar a produtividade

26 de Junho de 2019

Por Isabella Almeida

Uma das principais preocupações no setor da construção civil são o controle e a redução de custos em obra. Parte dos construtores elaboram orçamentos que no final ultrapassam o resultado do custo esperado.

Atualmente o mercado está muito concorrido, por este motivo reduzir os custos de uma obra não é mais um diferencial e sim uma obrigação. Pensando nessa situação, o post de hoje trará dicas de como controlar gastos e obter melhores resultados.

1) Atente-se ao Planejamento

Esta é uma etapa que deve estar 100% preparada antes de iniciar a execução. Sejam obras grandes ou pequenas, com um bom planejamento é possível evitar gastos desnecessários, controlar a produtividade, cumprir com o cronograma dentre várias outras vantagens.

Para elaborar um bom planejamento, é necessário o orçamento da obra, um cronograma que contemple todas as etapas a serem realizadas, considerando possíveis intempéries e feriados; definição dos equipamentos e mão-de-obra a serem utilizados e por fim manter uma boa comunicação entre todos os envolvidos, do escritório ao canteiro e vice versa.

2) Equipamentos de Qualidade

Já ouviu falar no ditado “o barato que sai caro”? Então, nem sempre aqueles materiais mais baratos significam economia na obra. Investir em bons equipamentos pode diminuir os riscos de falhas, evitar manutenções e com tudo isso acelerar a produção.

Mas deve-se avaliar o custo-benefício ao comprar um material, escolhendo aqueles que vai gerar o mesmo resultado que outro similar que seja mais caro. É importante também definir os equipamentos durante o planejamento da obra para evitar compras desnecessárias.

3) Monitore o seu Estoque

Analise um local seguro no canteiro de obras para estocar os materiais. Registre todas as movimentações de entrada e saída, e organize os materiais, pois além de facilitar o controle, aumenta o processo de produtividade. Essa é uma questão muito importante pois evita perdas e roubos.

4) Controle os resíduos

Materiais descartados durante o processo de execução geram perdas tanto financeiras quanto ambientais. É importante saber que estes podem ser reinseridos na construção, através da implantação de um sistema de controle e reaproveitamento. No Brasil, existe uma lei que dispõe a respeito da gestão desses resíduos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

5)Mão-de-Obra Qualificada

É de suma importância averiguar o histórico profissional da mão-de-obra a ser contratada. A equipe de trabalho deve estar apta a executar serviços de qualidade, pois além de aumentar a produtividade, garante credibilidade da empresa no mercado. Lembre-se também que pessoas motivadas produzem mais e melhor.

 

Mesmo que você siga todas essas dicas, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, como por exemplo, ausência de algum funcionário ou acidentes de trabalho. Deste modo, esteja sempre atento e preparado para resolver essas situações sem que isso afete o prazo de entrega da obra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *