A importância de se fazer a análise de solo

20 de Novembro de 2019

Por Lucas Moreira

 

Qual a importância da análise de solo? A análise de solo é fundamental para que o produtor consiga diagnosticar as condições de fertilidade e obter orientações corretas sobre os tipos de nutrientes e a quantidade exata que o solo da fazenda precisa.

Através da análise de solo é possível fazer as correções necessárias, o que ajuda a aumentar a produtividade da lavoura. Dessa forma, o produtor pode evitar despesas desnecessárias com fertilizantes e o desperdício dos adubos. Além disso, evita que o produtor plante em um solo pobre.

 

O Que Analisar? Podem ser analisados os macronutrientes e os micronutrientes. Quando a necessidade é por uma análise mais completa analisam-se os dois tipos, a chamada Análise Química Completa.

Se a necessidade de informações não for tão grande podem-se analisar apenas os macronutrientes, Análise Química Básica de Rotina.

Para tomar essa decisão é importante saber qual a cultura a ser implantada no solo e o sistema de cultivo agrícola.

 

Como realizar a coleta? Para que a amostra de solo seja representativa, a área amostrada deve ser a mais homogênea possível. Assim, a propriedade deve ser dividida em glebas.

Nesta subdivisão deve-se levar em conta:

  • Vegetação
  • Posição topográfica
  • Características do solo (cor, textura, condição de drenagem etc)
  • Histórico da área.

Recomenda-se, para melhor resultado, não amostrar glebas superiores a 10 hectares.

Deve-se fazer uso de equipamento apropriado para amostragem, como por exemplo: enxadão, trado de rosca, trado holandês e pá de corte.

As amostras coletadas devem ser acondicionadas em embalagens próprias, limpas e isentas de qualquer tipo de contaminantes que possam comprometer as amostras de solo.

Recomenda-se coletar as amostras nas camadas de 0 a 20 cm e 20 a 40cm.

Na amostragem para análise química, trabalha-se com amostras simples e amostras compostas.

Amostra Simples é o volume coletado em um ponto da gleba.

Amostra Composta é a mistura homogênea das várias amostras simples coletadas na gleba.

É necessário separar em torno de 300 gramas de solo das amostras compostas para que o laboratório possa realizar as análises.

 

Com que frequência deve-se analisar o solo? A análise de solo deve ser repetida em intervalos que podem variar de um a vários anos, dependendo da intensidade da adubação, do tipo de cultura, do número de culturas consecutivas e do sistema de manejo adotado. De uma forma geral, sugere-se amostrar com maior frequência culturas anuais e culturas com maior pacotes tecnológicos. Neste caso, convém realizar amostragem logo após a colheita.

 

Como é feita a interpretação dos resultados?  A análise de solo deve ser interpretada por um profissional da área capaz de elaborar um manejo de adubação adequado referente à gleba amostrada e a cultura em questão.

 

O que você está esperando para fazer sua análise de solo e realizar práticas de manejo e adubação corretos com o auxílio de um profissional a fim de aumentar o potencial produtivo da sua área?

 

Quer saber mais sobre o assunto? Faça-nos uma visita que auxiliaremos a todos da melhora forma possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *